Por que fazer um corte de vidro temperado?
O vidro temperado é um dos materiais mais resistentes que existem e isso é fruto de uma fabricação especial desse material que conta com um processo de têmperas que criam pontos de tensão por toda a peça e assim se tornando até cinco vezes mais resistente do que outros vidros. O motivo pelo qual se faz o corte de vidro temperado é para colocar orifícios onde possam ser encaixadas dobradiças ou algum outro tipo de peça que complemente uma peça de vidro. O corte de vidro temperado deve ser feito apenas por profissionais para que não haja acidentes em um processo tão específico.
O processo de corte de vidro temperado
Para que aconteça o corte de vidro temperado alguns passos precisam ser seguidos à risca para que o vidro não se estilhace, já que, por sua composição, ele é feito para se partir em vários pedaços arredondados. Cada parte do processo deve ser feita com habilidade e por profissionais para que não aconteçam acidentes. Veja quais são os passos:
- O vidro deve ser aquecido até que seus pontos de tensão se desfaçam;
- Depois disso, a peça é esquentada até uma temperatura específica em um processo chamado de recozimento;
- Com o vidro mais maleável, deve-se preparar e fazer o corte de vidro temperado;
- Em seguida, deve-se pressionar com bastante força por cima da linha do corte para que o vidro se encaixe de uma maneira mais limpa no corte de vidro temperado;
- No final, deve-se lixar as extremidades do material para que seja mais seguro e mais fácil de manusear o vidro.
Por que não possível fazer um corte normal no vidro temperado?
Um corte de vidro temperado deve ser feito seguindo todos os passos listados acima porque sua composição é feita para que o vidro realmente não se quebre com facilidade e, mesmo assim, quando ele se quebra, ele se parte em pequenos pedaços arredondados, diferente de outros tipos de vidro. Sendo assim, quando há um acidente, esse vidro não se quebra em vários pedaços pontiagudos que podem causar sérias lesões de corte em quem tenta manusear a peça quebrada.